Construção Civil com EPS | Tire suas dúvidas sobre concreto leve com EPS

Isorecort - Caixas de Isopor, Telhas de Isopor, Lajotas de Isopor, Placas e Corte de Isopor

Construção com EPS

Construção com EPS é um blog informativo técnico pensado para apresentar os benefícios da aplicação do EPS (Poliestireno Expandido) na construção civil, explicando seus benefícios, demonstrando seu uso e respondendo dúvidas de profissionais e clientes.

Acompanhe-nos:

Tire suas dúvidas sobre concreto leve com EPS

O concreto leve de EPS é um concreto do tipo cimento-areia que, em vez de utilizar pedra britada, usa EPS (poliestireno expandido) em pérolas pré-expandidas ou flocos reciclados. Quando a mistura se solidifica, envolve as pérolas de EPS (compostas por mais de 95% de ar), resultando em um concreto de baixa densidade aparente.

Isorecort12

O concreto leve de EPS é utilizado em estruturas que não exijam grandes esforços na construção civil. Por conta de sua leveza e propriedades (resistência, isolamento térmico e baixa densidade) o uso do EPS na mistura de concreto agrega economia, dimensionamento estrutural adequado e facilidade de manuseio na obra.

Principais aplicações

  • Regularização de lajes em geral. (Inclinação para escoamento)
  • Painéis para fechamento. (Prédios, casas pré – fabricadas e galpões).
  • (Calçadas e painéis para fechamento de galerias)
  • Mobiliários. (Bancos para ambientes externos)
  • Áreas de lazer. (Quadras de esportes)

Propriedades

  • Possui baixa condutividade térmica. (Não deixa que o calor do ambiente externo seja absorvido pelo interno)
  • Não retém umidade.
  • Sua densidade aparente varia de 700 a 1600 Kg / m3.
  • Elevada capacidade de isolamento térmico e acústico.
  • Grande resistência ao fogo.
  • Fácil manuseio.

Processo de preparação e mistura
A mistura do concreto leve tem que ser feita em betoneira. Como o EPS é muito leve e sua absorção de água é pequena, as pérolas tendem a flutuar na água durante a mistura. Para evitar este problema, é preciso aplicar um aditivo, que pode ser cola branca de madeira ou papel para aumentar a massa do EPS.

Instruções de preparo

  • Adicione o aditivo (cola branca) à água de acordo com as proporções necessárias.
  • Coloque o EPS, junto com um pouco de cimento na betoneira.
  • Com a betoneira em movimento, adicione o aditivo diluído em água.
  • Quando o cimento começar a se fixar no EPS, coloque água, areia e o restante do cimento.
  • O tempo de permanência do material na betoneira deve ser o suficiente para a massa atingir a consistência necessária e em seguida ser lançada no local de utilização.

Tabela de composição da mistura

Composição de mistura para 1m³ de concreto
Isorecort13

Concreto leve de EPS com 50 kg de cimentoIsorecort14

Referência:
Manual de utilização Eps na construção civil / ABRAPEX – Associação Brasileira de Poliestireno Expandido.  São Paulo: Pini, 2006

88 respostas para “Tire suas dúvidas sobre concreto leve com EPS”

  1. pierre disse:


    Boa tarde,
    Queria receber informaçoes sobre as placas de concreto leve de EPS :
    1/ Quais sao as dimensoes ?
    2/ quais sao os preços de cada dimensao ?
    3/ Sabert si as placas tem revestimentos de silicate de calcio dos dois lados ?
    Abs, Pierre

  2. luiz arraes disse:


    não conhecia, achei interessante.
    pergunto;

    vou regularizar uma laje de piso 200m2, para aplicação de piso madeirado, a regularização terá em média 3cm de altura. tenho risco de ruptura do concreto leve? o piso será de baixo trânsito. obrigado

  3. Eduardo disse:


    Boa tarde, gostaria de saber se existe informação sobre as características técnicas do concreto produzido, como fck e módulo de elasticidade.

    Obrigado.
    Eduardo

  4. Fernando disse:


    qual o traço de concreto com isopor para uma quantidade de 0,10 m³.
    vou fazer em betoneira.
    obrigado

  5. Mauricio disse:


    Olá. Bom dia. Vou fazer a concretagem de uma laje treliçada que utilizada placas de EPS no lugar das tradicionais lajotas de cerâmica. Gostaria de saber qual a melhor densidade que devo utilizar para ter essa laje bastante segura.

  6. Jocelino disse:


    Estas placas feitas vom isopor é inflamável? Gostaria de fazer placas de concreto utilizando o isopor para a finalidade de construção de casas pré fabricadas e muros residenciais, existes fazer as placas possibilidade e caso consiga fazer estas placas pré fabricadas é inflamável qual o risco de um incêndio maior

  7. Valentim-Paraty-RJ disse:


    Estou estudando o EPS e suas varias formas de uso. Sobre densidade: Qual a melhor mistura para fazer paredes e para laje?? Em que sentido estas diferenças de densidade influenciam?

  8. Jean disse:


    Prezados, pretendo usar o isopor em construção em três áreas: muros externos com blocos monolíticos de EPS, placas de isopor em substituição a aterro e mistura de concreto com isopor em substituição a brita em áreas de baixa carga, como contrapisos residenciais e laje sem tráfego. como proceder? obras em Caruaru – PE

  9. Amanda Lopes disse:


    Bom dia,
    Eu irei fazer alguns testes na faculdade relacionados com EPS e concreto feito com betoneira. A minha dúvida é qual o tipo de EPS que eu posso usar. Posso utilizar o EPS em grãos? Ou teria que ser algum tipo específico?
    Obrigada 🙂

  10. Marciano disse:


    Boa tarde eu quero fazer a regularização de uma laje,com aproximadamente 180 metros quadrados com espessura de 4a5 cm; qual densidade ideal e quantos litros de EPS será nescessário?

  11. samuel disse:


    Bom dia gostaria de fazer uma laje sobre contêiner marítimo para isolamento térmico.gostaria de saber se é funcional para isso?e se ele é impermeável após a secagem?tenho 110m² para cobrir com 5cm de altura!vou fazer em betoneira gostaria de saber em proporção menores a quantidade de cada material se possível!proporção digamos de 1 balde de cimento quantos de aria,cola e EPS!

  12. Robson disse:


    Gostaria de saber qual a composição do EPS, do que ele é feito ? Quais as matérias primas para se chegar ao EPS ?

  13. Laura disse:


    Bom dia,

    Muito interessante! Mas como sei qual densidade usar?

  14. jose disse:


    ola boa noite, gostaria de saber o traço de eps para confeccionar uma moldura de 30×30 x2, obrigado

  15. Junio Israel de Azevedo disse:


    Boa tarde ?
    Preciso fazer um traço com concreto leve contendo a adição de eps e o resultado a compressão precisa ter mais que 3 MPA em uma massa especifica entre 400 e 600 kls m³, alguém pode me ajudar.
    At, Junio Azevedo

  16. Cloney Carrillo disse:


    Resido em uma casa em Fortaleza-CE. É uma casa construída há mais de 35 anos. Essa casa possui laje feita pelo processo antigo (antes da existência da laje Volterrana) mexidos os componentes, manualmente, e lançados sobre o madeiramento de suporte com as ferragens. Quero destelhar parte desse meu telhado, exatamente uma área de 9 m X 6 m ( 54 m² ) e sobre a laje fazer uma outra laje para regularização da laje existente e também para embutir conduítes da fiação, utilizando pérolas de Isopor (EPS) para utilização como uma área de varanda em espaço aberto, para inclusive estender roupas e outros usos pessoais, tudo em baixo trânsito. Perguntas: Posso (ou devo) colocar uma malha de ferro fino (10 cm X 10 cm) no interior dessa laje? Toda minha fiação elétrica corre por cima dessa minha laje, fiação essa que pretendo colocar dentro de conduítes tipo “garganta” e também embuti-los dentro da laje EPS, pergunto se posso fazer esse procedimento. Após essa laje de EPS concluída e seca eu poderei aplicar Manta Asfáltica sobre a mesma, já que ficará sem cobertura de telhado? Na aplicação da Manta Asfáltica usa-se fogo sob pressão, aquecendo a laje e a borracha para haver aderência, posso executar esse procedimento? Antecipadamente agradeço a atenção.

  17. Cloney Carrillo disse:


    Complementando, Vocês têm filial ou Representante Comercial aqui em Fortaleza-CE onde resido, para possíveis contatos?

  18. paulo disse:


    Boa :noite gostaria de saber onde encontro esse material para comprar preciso regularizar uma laje.


    Att


  19. Queria saber a quantidade de material para fazer concreto na betoneira para piso

  20. Guto Gralha disse:


    Bom dia? Gostaria de saber qual a resistência a compressão X a densidade nominal ideal para um contrapiso com uso de EPS?

  21. vitoria disse:


    Boa tarde gostaria de saber as diferenças do bloco de concreto para o bloco de isopor? gostaria de saber diferenças de valores entre eles também…aguardo respostas obrigado

  22. Lucas disse:


    Olá,

    Existem algum ensaio realizado que mostre os dados em relação ao isolamento acústico? Gostaria de saber para construção de uma casa noturna no RS.
    Att.
    Lucas

  23. Paulo Duarte disse:


    Prezados Senhores, tenho uma laje para ser nivelada medindo 14 m de largura por 4.8 m de comprimento (descendo) cujas extremidades levantei uma mureta de 35 cm. Após o nivelamento pretendo colocar cerâmica. Quanto de eps granulado devo comprar para o nivelamento dessa laje e qual a proporção no traço do concreto leve já que será uma área de pouquíssimo tráfego, porém exposta ao sol e chuva? Aguardo resposta e agradeço antecipadamente.

  24. vitoria disse:


    OBRIGADO Pela resposta como fasso para comprar um bloco pequeno soó para mostrar em meu tcc apresentar aos colegas de escola? posso compra com voçes?? quanto custa?? moro em caraguatatuba

  25. vitoria disse:


    eu também gostaria de saber valores do bloco de isopor e o bloco de concreto essa diferença entre os dois qual o mas barato qual o mas caro

  26. VITORIA disse:


    ola COMO SERIA AS TÉCNICAS CONSTRUTIVAS COM O BLOCO DE ISOPOR, OU SEJA O PROCESSO DE EXCUÇÃO

  27. Jean Macambira disse:


    Poderia fornecer maiores detalhes sobre o adesivo para concreto bem leve, desde já muito obrigado pelos esclarecimentos.

  28. David Miller disse:


    Gostaria de construir uma casa e utilizar o EPS em todas possibilidades possíveis, o que é necessário para obter um orçamento?

    • Isorecort disse:


      Olá, David!

      Por favor, entre em contato com os consultores técnicos da Isorecort para saber mais sobre essas informações através do telefone (11) 4397-6020

      Atenciosamente,
      Isorecort

  29. Hudson disse:


    Em uma area de 69m², tenho que subir 18cm para tampar uns canos, quanto de areia, isopor e cimento eu vou usar? Podem me ajudar?

    • Isorecort disse:


      Olá, Hudson!

      Para avaliação da quantidade de EPS, sugiro que você entre em contato com os consultores técnicos da Isorecort através do telefone (11) 4397-6020

      Atenciosamente,

      Isorecort

  30. Ana Iris disse:


    Gostaria de saber quanto metros de concreto devemos colocar em cima das placas de EPS de 7cm, e se colocar uma carga muito alta de concreto o que acontece qual o risco eu corro colocando mais 5cm de concreto em cima da laje

    • Isorecort disse:


      Olá, Ana!

      Recentemente o Grupo Isorecort publicou em seu site um manual de utilização das lajotas de EPS. Você pode acessá-lo através do link: http://www.isorecort.com.br/catalogos/
      O ideal é que você siga as instruções de um mestre de obras ou engenheiro, mas tudo depende de quão pesada é essa carga, pois a aplicação inadequada do concreto existirá independentemente do material utilizado (EPS, cerâmica, etc).

      Caso queira mais informações, você pode entrar em contato com os consultores técnicos da Isorecort através do telefone (11) 4397-6020

      Atenciosamente,

      Isorecort

  31. Luiz Gonzaga B. Vieira disse:


    Boa tarde gostaria de saber a diferença de resistência e peso considerando a mesma forma entre o bloco com Eps e o bloco tradicional se possível em porcentagem.
    desde já agradecido.

    Luiz Gonzaga.

  32. pedro disse:


    quero comprar esse comcreto leve como faço

    • Isorecort disse:


      Olá, Pedro!

      Por favor, entre em contato com os consultores técnicos da Isorecort para mais informações através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  33. pedro disse:


    quero comprar esse comcreto leve como faço tel 051-80523026 pedro

    • Isorecort disse:


      Olá, Pedro!

      Obrigado pelo interesse em nosso produto. Por favor, informe um telefone para contato ou fale com a Isorecort através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  34. Henrique Samartino disse:


    Olá, estou cursando o último ano de Engenharia Civil, como quesito para formação preciso apresentar um trabalho de conclusão e vou realizar experiências com o concreto leve, no qual vai a adição de flocos de EPS.
    É possível adquirir com vocês?
    Se possível entrem em contato via email.
    Att.

    • Isorecort disse:


      Olá, Henrique!

      O Grupo Isorecort fornece diversas soluções em EPS, inclusive os flocos ou pérolas que você precisa.

      Você pode entrar em contato com os consultores técnicos da Isorecort através do telefone (11) 4397-6020.
      Como fonte de pesquisa para o seu trabalho, a Abrapex (Associação Brasileira de Poliestireno Expandido) juntamente com a editora Pini disponibilizaram um Manual de Utilização do EPS na Construção Civil que pode lhe ser útil.
      Verifique a possibilidade de encontrar esse material em formato digital, ou então entre em contato com os órgãos mencionados para verificar uma outra forma de receber esse material.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  35. Wilso Dias disse:

    Fiz uma pesquisa sobre as pérolas de isopor e achei muito interessante! Li todas as perguntas e todo tempo falou-se de concreto leve, para correções de laje, mas a pergunta que não quer calar é: já foram feitos testes aonde toda a laje foi batida com as pérolas, sem brita?! Uma laje que ainda que tenha um movimento intenso, não tenha grandes pesos e impactos?!

    • Isorecort disse:

      Olá, Wilso!

      Atualmente você consegue encontrar na internet empresas que constroem todas as partes das casas (do chão ao teto), utilizando o EPS no sistema construtivo.
      Esse sistema é muito utilizado no Canadá, por exemplo, pois as casas precisam ser resistentes a terremotos e furacões, além de resistir as grandes variações térmicas.

      O EPS no concreto leve garante propriedade equivalente ao modo tradicional, com brita.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  36. Fabio disse:


    Alguém conhece uma empresa que fabrica blocos de concreto leve (EPS)? Conheci uma chamada AVS, mas fui mal atendido (email) além de não entregar na minha região com preço razoável. Muito obrigado,

    • Isorecort disse:


      Olá, Fábio!

      O Grupo Isorecort oferece as mais diversas soluções em EP: Blocos de alta e baixa densidade, placas, lajotas, molduras, núcleo para telhas, calços, cantoneiras, caixas térmicas e muito mais!
      Para mais informações, peço por favor que entre em contato com nossos consultores técnicos através do telefone (11) 4397-6020.
      Se preferir, acesse o site wwww.isorecort.com.br e confira.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  37. Lucas disse:


    Poderia postar outro artigo com mais detalhes?

    • Isorecort disse:


      Olá, Lucas!

      Obrigado pelo interesse em nosso produto. Sugiro que você entre em contato através do telefone (11) 4397-6020 e tire suas dúvidas.

      Nossos consultores técnicos estão a sua disposição para sanar qualquer questionamento.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  38. Sônia Soares disse:


    Olá, quero informações sobre isolante térmico.
    Meu apto é no último andar e é uma construção antiga, telhado cobre todo o bloco.
    Tem alguma solução para isolamento térmico com custo e mão de obra mais em conta, pois no verão é um horror o calor dentro do apto. Obrigada pela atenção. Abraço. Sônia

    • Isorecort disse:


      Olá, Sonia!
      O EPS é uma ótima alternativa para isolamento térmico. Recentemente o Grupo Isorecort desenvolveu uma placa de EPS com encaixe macho/fêmea pensando em problemas como o seu, onde o encaixe da placa facilita de modo que o próprio consumidor faça sua aplicação, se necessário.
      Para mais informações, peço por favor que entre em contato com nossos consultores técnicos através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  39. nailza disse:

    gostaria de saber se para fazer contra piso qual seria a melhor opção,entre a perola de isopor ou posso usar a placa o contrapisos é um pouco grosso. quero saber se posso usar a perola de isopor para acertar a lage quando cria barriga, ou seja pra acabar com a infeltração
    nailza .

    • Isorecort disse:

      Olá, Nailza!

      Para acabar com a infiltração, é mais adequado que você utilize as placas de EPS. O concreto pode ter vãos de escape e não resolver 100% do seu problema.
      Você pode ver uma placa de EPS com uma espessura satisfatória para que seu contrapiso não fique muito alto.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  40. Francisco Borges disse:

    No isolamento térmico externo, é possível após colocação do eps, aplicação de textura diretamente sobre o mesmo?

    • Isorecort disse:

      Olá, Francisco!

      Desde que a textura não possua solvente, você pode utilizar sim.
      Consulte isso na embalagem do produto ou diretamente com o fabricante.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  41. MAURICIO SILVA disse:


    bom dia, estou no estado mato grosso sinop/mt preciso regularizar minha laje onde posso comprar EPS

    • Isorecort disse:


      Olá, Renilton!

      A Isorecort possui uma frota disposta a atender todo o Brasil.
      Para mais informações, peço por favor que entre em contato com nossos consultores técnicos através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  42. elaine disse:


    qual a quantidade de material pra fazer uma unidade de bloco com o concreto leve?
    achei muito interessante e queria tentar fazer em casa, qualquer pessoa pode fazer?

    • Isorecort disse:


      Olá, Elaine!

      Para mais informações, peço por favor que entre em contato com nossos consultores técnicos através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  43. LUIZ disse:


    MensaTENHO INTERESSE EM COVOCES TEM COMO ME PASSAR UM ORCAMENTONSTRUIR UM SALAO PARA AULA COM 150 METROS QUADRADOS.
    .
    VAO LIVRE DE 100 METROS E BANHEIROS FEMININO E MASCULINO. lOCAL CAMPINAS, TERRENO PLANO.

    • Isorecort disse:


      Olá, Renilton!

      Para mais informações, peço por favor que entre em contato com nossos consultores técnicos através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  44. Ronaldo Almeida disse:


    Ola estou fazendo meu tcc sobre concreto leve de poliestireno expandido, gostaria de dicas para leitura, pesquisas entre outros tipos de ajuda se necessario!

    • Isorecort disse:


      Olá, Ronaldo!

      A Abrapex (Associação Brasileira do Poliestireno Expandido) junto a editora Pini desenvolveu um material de utilização do EPS na construção civil, acreditamos que poderá auxiliar em seu TCC.
      Sugerimos que você busque através da internet uma cópia desse material na forma digital, ou que entre em contato com um dos órgãos mencionados para verificar a possibilidade de receber uma cópia impressa.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  45. Ailton Evangelista Lima disse:


    Bom dia, eu já tenho uma lage, quero construir emcima,mas para diminuir o peso tô procurando um tipo de bloco mais leve. Tenho como fazer com o isopor? Ou vcs já vendem esses blocos?

    • Isorecort disse:


      Olá, Ailton!

      Por favor entre em contato conosco através do telefone (11) 4397-6020.
      Nossos consultores irão lhe fornecer alternativas para reduzir a carga estrutural de sua obra.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  46. Ótimo conteúdo e belíssimo site, estão de parabéns !!!

  47. ótimo conteudo e ótimo site. Muito bom !!!

  48. Henrique Samartino disse:

    Olá, qual seria o peso específico do EPS?

    • Isorecort disse:

      Olá, Henrique!

      O peso do EPS varia de acordo com a densidade do material.
      Por exemplo: o tipo 1F pesa de 9 a 10 kgs/m³

      Para mais informações, por favor entre em contato conosco através do telefone (11) 4397-6020.

      Att,
      Isorecort

  49. AILTON disse:

    Bom dia! Estou com o piso de uma cozinha, com desnível no piso (laje) que vai de altura zero até 25cm. Preciso de uma orientação quanto ao EPS adequado, sendo que no térreo não posso sobrecarregar a laje. Uso essas bolinhas ou placas? Obrigada!

    • Isorecort disse:

      Olá, Ailton!

      Você pode utilizar as placas de EPS para nivelar o solo, pois possuem baixo peso volumétrico, reduzindo também o uso de concreto e a carga estrutural da sua laje.
      A vantagem das placas é custo da sua obra que será menor quando comparado com o volume de concreto utilizado.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  50. JOSE FILHO disse:

    Gostaria de saber se e viavel para fabricacão de blocos para fechamento de paredes em casas ou predios?
    TEM UMA DOSAGEM ESPECIFICA PARA FABRICAR BLOCOS?

    • Isorecort disse:

      Olá, José!
      É viável sim a fabricação dos blocos.
      Com relação ao volume mínimo de fabricação, peço que entre em contato com a equipe da Isorecort através do telefone (11) 4397-6020 para mais informações.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  51. Nathalie Rezende disse:

    Bom dia, gostaria de saber qual é o menor tamanho de pérolas de EPS que voce teria disponível

  52. carlos disse:

    Boa noite.Gostaria de saber se posso assentar piso diretamente sobre o concreto leve em um terraço ?

    • Isorecort disse:

      Boa tarde Carlos
      Por gentileza entre em contato com nossa equipe de vendas que irão te auxiliar da melhor forma possível.
      Telefone 11 4397-6020

      Muito obrigado!

  53. Larissa disse:

    Olá,boa tarde
    Então… a areia do aqui do meu estado é um tanto fina, assim para a substituição completa da brita, qual seria o intervalo de diâmetro de Pérolas de eps mais adequado para o concreto leve? Qual a quantidade mínima que vocês vendem?

    Desde já agradeço a atenção.
    Larissa

    • Isorecort disse:

      Boa tarde Larissa,

      Por gentileza, entre em contato com nossos vendedores que eles esclarecerão melhor sua dúvida: 11 4397-6020.
      Obrigado!

  54. O seu website tem uma página de contato? Eu estou tendo problemas em localizá-lo, mas, eu
    gostaria de enviar um e-mail. Eu tenho um pouco de recomendações para seu blog, você pode estar
    interessado em ouvir. De qualquer forma, grande blog
    e estou ansioso para vê-lo desenvolver ao longo do tempo.

  55. André. Fernandes disse:

    Quero saber se tem revendedor aqui na cidade do Rio de Janeiro? ?? E se vendem o produto já misturado pronto para aplicar na laje? ? Tipo um caminhão bitoneira

  56. João Paulo disse:

    Olá,
    Onde moro existe uma escada que foi mal calculada e que precisa ser refeita, sem retirar a existente. Na verdade eu pensei em corrigi-la fazendo os degraus sobre os que já existem, pois será mais fácil, uma vez que a escada está entre duas paredes. Nos degraus superiores terei apenas finas camadas, mas nos inferiores terei por volta de 0,50m de altura na correção. Como a escada foi feita com vergalhão de 10mm acredito que um concreto leve resolveria o meu problema. mas gostaria de saber a proporção certa, uma vez que os degraus serão cobertos por uma fina lage de basalto, após a confecção. Obrigado.

    • Isorecort disse:

      Bom dia João Paulo,
      Por gentileza, entre em contato através do telefone 11 4397-6020 que esclarecemos melhor suas dúvidas.
      Obrigado!

  57. roberto orico disse:

    que mat.devo usar na fôrma de uma placa de concreto com eps para não colar?
    grato

    • Isorecort disse:

      Bom dia Roberto,
      Por gentileza, entre em contato através do telefone 11 4397-6020 que esclarecemos melhor suas dúvidas.
      Obrigado!

  58. LARA disse:

    ola… estou fazendo meu tcc sobre a aplicação de eps em obras de pq porte, gostaria de saber, se possivel, se poderia conhecer a fabrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *