
Lajotas de EPS Isorecort e Lajeplas: Solução Rápida e Prática para Prédios
Proprietário da obra: Sebastião Arlindo Vieira – Sócio Proprietário
Contratante: Sebastião Arlindo Vieira
Local da obra: Rua João Martim Bianco, 92, São Bernardo do Campo – SP
Data da obra: Dezembro de 2013 a Dezembro de 2014 (previsão)
Fornecedor: Isorecort e Lajeplas
Nome dos Produtos: Lajotas de EPS Isorecort e Lajeplas
Descrição do Local
Imóvel residencial em construção na cidade de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, com 7 apartamentos e uma área total de 874 metros quadrados. Previsão de conclusão da obra: Dezembro de 2014.
Desafios
Os desafios da obra incluíram a necessidade rápida de construção, demandando um sistema ágil para confecção das lajes. Além disso, a racionalização do orçamento disponível acrescentou a exigência de redução de perdas e pouca geração de resíduos. Outra exigência foi a facilidade de transporte entre os andares.
Houve, ainda, o desafio de utilizar produtos que oferecessem isolação térmica e acústica para que a obra, quando concluída, ofereça conforto aos futuros inquilinos – o que aumentará seu valor de mercado e facilitará sua comercialização.
Por fim, o tamanho do canteiro de obras demandou um planejamento preciso das etapas construtivas, o que exigiu dos fornecedores precisão no cumprimento dos prazos de entrega.
Todas estas exigências se unem à necessidade de uso de materiais com grande resistência e dentro das normas ABNT:NBR.
Solução
Para superar os desafios do projeto, o contratante optou pela solução conjunta de Lajotas de EPS H20 Isorecort e formas plásticas Lajeplas. Além de atender às exigências técnicas para construção de edifícios, este sistema proporcionou toda a agilidade esperada.
O sistema “For Click” das formas plásticas Lajeplas permite a fácil montagem no local de aplicação, através de um prático sistema de encaixes: travadas nos trilhos das formas, as travessas oferecem suporte perfeito para o encaixe e travamento das treliças de aço.
Completando a etapa de cobertura, o responsável optou pelas Lajotas H20 Isorecort. Feitas de EPS, são leves e o transporte entre lajes é rápido e demanda menos profissionais do que as lajotas cerâmicas. Outro diferencial foi o recorte das lajotas: cortadas por equipamentos de alta precisão, todas as peças possuem medidas uniformes, colaborando para o perfeito encaixe nas formas Lajeplas. Além disso, o poliestireno expandido transforma o processo de composição das lajes em uma etapa rápida de montagem, além de adicionar, ao conjunto final, os benefícios de isolamento térmico e acústico desejados.
Ambos os materiais escolhidos, EPS H20 Isoercort e Lajeplas, são resistentes à quebra e quase não geram resíduos, colaborando para a racionalização com redução de perdas e um canteiro mais limpo.
O conjunto final recebeu cobertura de concreto CPK 20 que não só cobriu as lajotas, com uma camada de 4 cm, como preencheu as formas plásticas e treliças, eliminando elementos de não aderência e transformando o conjunto final em uma estrutura uniforme, maciça, resistente e sem infiltrações.
Todo o processo de montagem do sistema “Lajota EPS H20 Isorecort + Lajeplas” durou apenas um dia. A facilidade de transporte e armazenamento dos produtos, que podem ser empilhados, aliada à pontualidade da entrega, colaborou para a agilidade dos trabalhos no canteiro de obras.
O resultado final atendeu às exigências e superou os desafios com um conjunto resistente para edificações, que oferece conforto aos ambientes e atende todas as normas e exigências da construção civil.
Ficha Técnica desta Etapa da Oba – Materiais principais
- Lajotas de EPS H20 Isorecort – Medidas: 1000 x 330 x 200 mm / Quantidade: 1.800 peças.
- Lajeplas For Click – Quantidade: aproximadamente 1.800 m
Ficha Técnica desta Etapa da Oba – Materiais complementares
- Treliças: ArcelorMittal
- Concreto: Usinado CPK 20
Mais informações:
Isorecort:
- Website: isorecort.com.br
- E-mail: vendas@isorecort.com.br
- Telefone: (11) 4397-6020
Lajeplas:
- Website: http://www.caparros.com.br/
- E-mail: depmarketingforclick@outlook.com
- Telefone: (11) 42217866
- Isorecort
- 10 de novembro de 2014
- 1 Comentário
Tenho notado um crescente uso do EPS substituindo nas lajes as lajotas de barro.
Possuo propriedade rural (S.Roque – S.P.) onde “brinco” de construtor nos fins de semana.
Agradeceria se pudessem enviar-me literatura passo-a- passo à respeito.
Em tempo: Na imagem do site, percebi a colocação de malha de ferro na vertical, separando os blocos. Pergunto: Quando da colocação da malha por cima dos blocos, é feita alguma amarração (solda por ex.?)